quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Seja inovador e vença o jogo da liderança


por Redação Liderança

Você é um líder que está sempre em busca de novas idéias e aprendizado constante? Encara os desafios e aceita as derrotas como uma forma de experiência? Excelente! Saiba que essas características fazem toda diferença na sua liderança, pois é sempre bom estar atento às mudanças e buscar a inovação constantemente. É justamente sobre isso que trata a obra O Jogo da Liderança, escrito pelo CEO da Procter & Gamble, A.G. Lafley, em parceria com o palestrante e consultor de negócios, Ram Charan. 

De acordo com o livro, jogar o jogo da liderança melhor que seus concorrentes e mudá-lo quando necessário é imprescindível. E a inovação é a parte central do impulso para que seu negócio vença esse jogo. 

Para ser um líder inovador, existem três responsabilidades básicas: 

1. Ter um comportamento exemplar com coragem, curiosidade e abertura para novas idéias. 
2. Desempenhar um bom trabalho para fazer as coisas acontecerem mesmo com os desafios do dia-a-dia. 
3. Aprimorar suas habilidades pessoais. 

Aprimoramento – Se você já tem essas três características, parabéns! Mas se não as possui e o seu objetivo é desenvolver uma liderança inovadora, comece aprimorando aquilo que você já faz. “Um bom líder operacional se torna um líder de inovação por meio da combinação correta de coaching, experiências e oportunidades de aprendizado que desenvolvem o senso crítico e habilidades em inovação”, afirmam os autores. 

Agora, suponha que você conseguiu se destacar e ganhou o título de líder inovador. Saiba que a missão continua, os riscos aumentam e surgem cada vez mais dúvidas. O melhor é estar preparado para isso, lembrando que coragem e bom senso são propósitos que sustentam pessoas que passam por desafios e incertezas do cotidiano. “Os líderes da inovação não temem riscos e sabem como identificá-los, defini-los e gerenciá-los nem têm medo de falhar, já que o fracasso pode ser uma importante fonte de aprendizado. Por isso, eles experimentam e testam”, comentam. 

Inspiração e confiança – Nunca esqueça de que não adianta inovar se sua equipe não estiver apta às mudanças e preparada para esse jogo de competitividade. E o preparo começa através da sua inspiração como líder. “Os líderes da inovação inspiram e redirecionam a energia emocional dos trabalhadores tanto em equipe quanto individualmente. Eles sabem quando encorajar um grupo a parar e investigar mais a fundo para se certificar de ter levado em consideração todas as possibilidades”, dizem. 

Afinal, nenhuma equipe pode funcionar e alcançar resultados sem uma liderança confiante. Por isso, você deve inovar, motivar e inspirar todos os colaboradores a fim de conseguirem juntos o mesmo objetivo. “Com o tempo, os líderes inovadores aprendem e desenvolvem a confiança para lidar com o risco e fracasso inerentes à inovação. Eles são intelectualmente honestos no diagnóstico das causas tanto do fracasso quanto do sucesso”, explicam. 

Inove! – Você viu que líderes inovadores obtêm êxito no jogo da liderança. Para que você também tenha esse diferencial, aplique algumas dicas. 

» Aprimore suas habilidades de liderança. 
» Seja corajoso, curioso e receptivo às novas idéias. 
» Apesar das dificuldades cotidianas, faça as coisas acontecerem. 
» Inspire e encoraje sua equipe à mudança. 
» Tenha confiança para lidar com o sucesso e fracasso inerentes à inovação. 

Colaboração: Cristiane Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário