terça-feira, 10 de janeiro de 2012

QUEM QUER, FAZ... NÃO ESPERA ACONTECER!

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 09/01/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos


ABRAHAM SHAPIRO
A diferença entre quem espera acontecer e quem faz acontecer é de arrepiar. Mais que isso. É de afetar monge do Tibet.

O cara que espera, está reclamando neste momento. Ele acha que o governo não faz sua parte, que a crise na Europa interfere em seus negócios, e tem para si “n” fortes motivos que explicam porque suas vendas caem mês a mês. Ele está perdendo mercado para os concorrentes e apenas se enerva quando descobre que eles estão vencendo. Mas sabe o que ele faz? Reclama. Reclama muito. E ele se irrita ao extremo com as situações e pessoas a quem reputa como culpadas. Sim, porque elas são culpadas. Ele, nunca!

Já o cara que faz acontecer está trabalhando neste momento. Trabalhando? Sim, trabalhando duro. Ele está “fazendo acontecer”.  Ele não espera pelos europeus e nem pela Bolsa de Nova Iorque. Ele não conta com a redução do I.P.I. ou outros benefícios. Ele simplesmente faz acontecer. Ele se vira, provoca, cria, planeja, toma atitudes e, em consequência disso, sua empresa está  competindo, vencendo e fazendo a diferença. E ele também faz sua diferença como ser humano! E como faz!

Chego ao restaurante de um hotel para o almoço, e encontro o Flávio – um jovem fabricante de equipamentos eletrônicos de som, em uma pequena cidade do interior. Após os cumprimentos, vejo que sua mesa está cheia de convidados. Eu pergunto:

- “O que você anda aprontando, rapaz?”

Ele me conta que montou um showroom no centro de convenções daquele hotel e convidou os seus principais clientes – distribuidores e varejistas –  para um dia inteiro de exposição e venda antecipada com reserva de produção nos próximos meses. E com seu olhar firme e resoluto, argumentou:

- “Eu tive de fazer isto, Sr Shapiro. Veja só. Em dezembro, minhas vendas caem. Janeiro é um mês parado. Fevereiro tem carnaval. Em março, vou participar de uma feira em S. Paulo, portanto, será um mês complicado. Se eu ficar esperando as vendas acontecerem por si, minha empresa só começa a rodar em abril. Eu não posso esperar. Minhas contas muito menos. Organizei esse showroom de última hora e, graças a Deus, a resposta dos parceiros está sendo ótima. Não podia ser melhor. Só com as vendas desta manhã eu já garanti dois meses de trabalho... E tenho a tarde toda ainda”.

Em negócios  vale também o que canta o refrão daquela música: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”
_________________________ 



Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou             (43) 8814 1473      

Nenhum comentário:

Postar um comentário