quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aprendizagem é como descer uma colina coberta de neve.



A escolha entre o conhecido e o inesperado!


Você está no alto da colina. O dia está claro, o sol brilha e você vai testar sua habilidade em andar de trenó na neve. Você fez todas as aulas preparatórias e tem confiança que vai se sair bem, mas até o presente momento você nunca desceu uma colina coberta de neve.
Começou! Inicialmente lento e no momento que começa a ganhar velocidade em cima do trenó, você percebe que está preparado para o desafio e a sensação em descer a colina é maravilhosa e o sentimento é de conquista! Seu traçado na neve foi firme e objetivo. Parabéns você aprendeu a pilotar um trenó! O mais interessante nessa pequena estória são os próximos passos do seu aprendizado…
A chance de que você cada vez que for começar a descer a colina de trenó repetir o mesmo traçado é progressivamente exponencial. Quanto mais você desempenha determinada ação, mais automática ela se torna e mais difícil fica de mudá-la. Isso é essencial para a nossa sobrevivência, pois é diminuindo o tempo de resposta a cada escolha que nós ganhamos produtividade e eficiência! Hábitos estabelecidos
há muito tempo requerem muito e intenso esforço para serem mudados. Voltando ao trenó, pode ser necessário que você tenha que partir de um local diferente para evitar cair na armadilha da mesma trilha!
Só aprendizado por si só é insuficiente para produzir uma mudança efetiva. Após um curso ou treinamento preciso garantir a transferência do aprendizado, ou seja, um ambiente onde seja permitido errar, experimentar novas aplicações dos conceitos aprendidos e principalmente,que o aprendiz receba feedback e reconhecimento pelos seu comportamento. 

São três os principais fatores que afetam a transferência do aprendizado:

1.    Capacidade de usar (habilidade pessoal, validade do conteúdo…)
2.    Motivação para usar (acreditar que o uso irá melhorar o desempenho)
3.    Ambiente de trabalho (relacionamento com o gestor, interação com os colegas e sistemas de recompensas…)

E aqui vai uma dicaduka: quando você voltar ao trabalho vindo de um treinamento converse com o seu líder. Conte para ele o que você aprendeu; como você pode aplicar o que aprendeu; quais os novos comportamentos que você ira apresentar e principalmente os resultados que você espera alcançar. Na nossa analogia do trenó, quando você voltar do curso de condução de trenó, conte para ele sobre a sensação da descoberta quando você desceu pela 1ª vez a colina e avise que você irá tentar descer de locais diferentes, experimentando novas trilhas e é importante que ele te apoie nessa decisão. Trabalhar com o inesperado em cada descida, fará de você cada vez mais um ótimo piloto de trenó!
Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem(EnsinarAprender e Liderar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário