segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O caminho para a presidência


Se você quer chegar lá precisar não só estudar, mas fazer seu network, trabalhar sob pressão, oferecer resultados e muito mais. Veja as dicas de especialistas
Por Amanda Camasmie

As chances de se tornar presidente aumentam quando você faz carreira dentro da empresa
De office-boy a presidente. Você já deve ter ouvido histórias de sucesso que seguiram essa trajetória. São profissionais que fizeram carreira na empresa e estiveram fiéis nos momentos bons e ruins – pessoas com as quais se pode contar a qualquer momento. Esse perfil continua a ser o queridinho das companhias e ponto positivo para quem quer subir alguns degraus.
Mas para chegar à presidência, será preciso fazer muito mais. E começar cedo. Para auxiliá-lo nesta trajetória, fomos atrás de dicas de especialistas. Com a palavra Paulo Pontes, presidente da Michael Page no Brasil, empresa de recrutamento e seleção, e Mariciane Gemin, sócia-gerente regional da Asap, consultoria de recrutamento e seleção de executivos de média gerência.
Seja um trainee 
Esse pode ser um passo importante para começar: se inscrever nos programas de Trainee das empresas que admira. Você entra recém-formado, faz um job rotation [rodízio entre as áreas] e entende o funcionamento da companhia. “É importante compartilhar outras culturas e modelos de gestão para ser um profissional mais completo e preparado para assumir a presidência”, afirma Mariciane, da Asap.
Fuja da ilha 
Não se isole. Comece a construir a sua rede de contatos desde o início da carreira e procure conversar com eles frequentemente, não apenas quando você está buscando um novo emprego. Vá a workshops, palestras, feiras, tudo o que surgir da sua área. Esses locais geralmente são frequentados por headhunters (caça-talentos) e é a sua chance de conhecê-los e fazer com que eles se lembrem de você. Não esqueça de levar o seu cartão de visitas. E se não tiver, simplesmente se apresente. O que não pode é não se envolver com o mercado.
Faça um bom círculo 
Você tem que se cercar de pessoas competentes. “Os profissionais têm medo de liderar pessoas muito talentosas. Mas é totalmente o oposto. Uma das coisas que te leva para o topo é a oportunidade de trabalhar com gente melhor do que você”, afirma Pontes.
Estude, estude e estude... 
Busque sempre aprimoramento profissional. A busca de conhecimento nunca é demais. Mas não precisa ser apenas em graduação, pós-graduação, MBA ou mestrado. Faça também coaching e mentoring, cursos que vão complementar o seu desenvolvimento interno. Procure por cursos de liderança e de idiomas. “As pessoas ainda subestimam a necessidade de ter fluência em idiomas. Impossível ser um presidente, principalmente em empresas multinacionais, sem ter um inglês impecável”, afirma Pontes, da Michael Page. Mas ele acrescenta que é preciso ser um inglês para negócios. “Existem cursos de curta duração em universidades como Harvard e New York University. Tem que ser feito no exterior para aprender os termos técnicos. Em alguns momentos, o profissional pode se reciclar com cursos rápidos no Brasil”, diz.
Adquira vivência 
“Formação acadêmica é importante, mas não forma nenhum presidente”, afirma Mariciane. É preciso ter vivência, conhecer diversas regiões dentro e fora do país. Isso te ajudará a ter uma visão mais diversificada sobre as coisas e a enxergar as situações de variadas formas.
Esteja disponível 
Nunca responda “não tenho disponibilidade para viajar”. Se você almeja a presidência, precisa estar sempre disponível. “Não conheço nenhum grande executivo que não esteja sempre de mala pronta. Se o profissional não tem disponibilidade para viajar, as chances são muito menores”, afirma Mariciane. E se for necessário, o executivo também precisará morar em outra cidade ou país. “Um presidente não pode ter restrições”, diz.
Saiba sobre finanças 
É preciso ter uma noção sobre finanças, mas não ser um especialista. A habilidade financeira é inerente a uma empresa de vendas. Mas um presidente que não entende tanto dessa área será mais inteligente se ele se escorar no diretor financeiro para tomar as melhores decisões, de acordo com Pontes.
Fale e ouça
Um bom presidente precisa ser um maestro, alguém que mostra caminhos e inspira as pessoas. Segundo Mariciane, quanto menos formalidade, mais acesso a informação esse executivo terá. Para ela, quem lidera com tom de arrogância e autoritarismo não terá mais espaço nesse novo cenário corporativo.
Aprenda a oferecer resultados 
Comece desde cedo a mostrar que traz resultados. Em empresas abertas, o presidente precisa pensar sempre no retorno ao acionista. Eles não permanecem no cargo se não garantem esse retorno. “É preciso a todo momento identificar oportunidades que gerem valor para o negócio”, diz Mariciane. Lembre-se que qualquer passo será questionado, desde uma ação em uma rede social até um investimento muito grande.
Saiba lidar com pressão 

Se você não tem equilíbrio para lidar com diferentes cenários, dificilmente conseguirá se tornar presidente. Não basta ser bom apenas tecnicamente, aliás esse nem é o ponto mais importante, o que conta mais é a visão estratégica. “Se o profissional tem dificuldade de lidar com mudanças, já perde pontos”, diz Mariciane.
Aprenda que relaxar é importante 

Calma, não é preciso abrir mão da sua vida social. Pelo contrário. Nas palavras de Mariciane, se o profissional fica muito ‘full time’ quer dizer que ele é centralizador. Se você quer ser um presidente exemplar, prime pela qualidade de vida.
Tenha postura

Se você quer algo, é preciso mostrar. Seja uma pessoa altamente inspiradora, faça com que as pessoas a sua volta entreguem resultados. E lembre-se que gestão não pode ser paternalista, é preciso fazer a roda andar.
Deixe uma boa marca 

Equipes, pares e líderes. Procure deixar uma boa impressão em qualquer lugar por onde passar, mesmo que não seja a empresa dos seus sonhos. Quem sabe algum desses profissionais é contratado pela companhia que você sempre quis e lembra de você?
Não esqueça de fazer carreira 

Lembre-se que os queridinhos das empresas são aqueles que se dedicam a ela por longos anos. Pontes conta que aliada a todas essas dicas, uma das maneiras mais rápidas de se chegar a presidência de uma empresa é fazer carreira nela. “A companhia precisa criar uma relação de confiança com você”, afirma. Por isso, pare de pular em galho e galho e foque nos seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário