sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O QUE OCORRE NA FALTA DE FEEDBACK


ABRAHAM SHAPIRO


Tente ignorar uma criança. A princípio, ela pedirá sua atenção de modo positivo e leve. Se você prosseguir ignorando-a, já já ouvirá barulho, choro ou gritos.

Isto não se aplica só a crianças. Observe o que ocorre com prisioneiros quando confinados na solitária. Eles tornam-se capazes de qualquer coisa para sairem dali, inclusive de melhorar seu comportamento por um tempo. Tudo para evitar uma situação com pouco ou nenhum feedback.

Feedback é uma palavra que, em termos de administração, significa o procedimento que provê uma pessoa de informação sobre o seu desempenho, conduta, ou ação que ela tenha executado, com o objetivo de reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

Dar feedback não é uma simples gentileza. É uma necessidade. Qualquer feedback, mesmo negativo, é melhor do que nenhum. No entanto, em muitas empresas a praxe categórica dos gestores é não dar feedback a funcionário algum e em ocasião nenhuma. 

Isto é péssimo, pois, o ser humano anseia por feedback honesto e sincero.

Pense naquela tradicional cena do marido já nervoso com o atraso da mulher que se arruma para uma festa, quando ela aparece e lhe pergunta:

- E então? Este casaco fica bem em mim?

- Ficou ótimo, maravilhoso! – responde ele tentanto abreviar a conversa.

E ela conclui:

- Eu sabia que estou péssima. Não consigo achar outra coisa melhor para vestir!

Palavras paternalistas ou que simplesmente deem jeitinho na situação para que tudo pareça bem não são feedbacks.

Aqueles gestores indiferentes têm grande dificuldade em conseguir que seus funcionários  atinjam resultados. A razão? Falta  feedback.

E você sabe o que ocorre a uma pessoa que não recebe feedback? Sua mente fabricará o seu próprio. Só há um detalhe. Geralmente um feedback autofabricado se baseará nos piores medos ou receios da pessoa.

Não é por acaso que a falta de confiança e problemas de comunicação sejam os maiores pontos fracos de quase todas empresas. 

______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou             (43) 8814 1473      

Nenhum comentário:

Postar um comentário