segunda-feira, 12 de março de 2012

O GESTOR MODERNO


ABRAHAM SHAPIRO




O presidente da república, o prefeito, o primeiro-ministro, o administrador, o servidor público, o coordenador, o supervisor, o patrão, o chefe, o diretor, o encarregado – e eu ficaria aqui dias inteiros enunciando funções –  são gestores.
Muitas são as figuras utilizadas para explicar o papel do gestor nas organizações. Uma unânime entre os pensadores e gurus foi enunciada por Peter Drucker. Ele disse: “O gestor é como o maestro de uma orquestra. Mas um maestro tem à sua frente a partitura do compositor, pois ele é um intérprete, apenas. Já o gestor é tanto maestro quanto compositor”.
Esta não deixa de ser uma visão prática.
Mas na minha humilde experiência de anos como coach de líderes empresariais, prefiro outro autor que traduz com maior precisão e atualidade o papel dos gestores. Trata-se de Leonard Sayles, no livro: “Administração em Organizações Complexas”. Leia o que ele diz:
“O gestor é como um regente de orquestra empenhado em manter a execução melodiosa dos vários instrumentos, de forma coordenada, sequencial e compassada. Mas enquanto isso, os músicos enfrentam dificuldades pessoais; os auxiliares de palco substituem repentinamente as partituras; o ar condicionado da audiência ora deixa o clima muito frio, ora muito quente; e o patrocinador do concerto insiste em mudanças irracionais e repentinas no programa”.
Como se vê, os gestores da organização moderna lidam com situações assimétricas, imprevisíveis e de alto risco a cada instante. Sayles ilustra o caos. Problemas pessoais dos músicos – funcionários da empresa – influenciam sua produtividade. Enquanto eles  tocam, alguém muda suas partituras – isto são as instabilidades do mercado. O calor e o frio tornam o ambiente insuportável para os espectadores – uma metáfora das condições econômicas dos consumidores dos produtos da empresa. O patrocinador do concerto – isto é, os investidores – fazem mudanças repentinas no programa – quer dizer: impõem novas regras de rendimentos para prosseguirem no negócio.
E quem é o centro de toda esta tragédia descontrolada? O gestor.
Você tem um cargo de liderança? Ao voltar para casa, no final do dia, tem a sensação de ter passado horas dentro de um liquidificador? Você não está louco. Isto é ser gestor hoje!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou             (43) 8814 1473      

Nenhum comentário:

Postar um comentário