segunda-feira, 19 de março de 2012

Dica de Livro: Quebre todas as regras

Quebre todas as regras
Marcus Buckingham e Curt Coffman



Este livro é o resultado de dois estudos realizados pela Gallup ao longo de 25 anos. O primeiro procurou responder: “Do que os funcionários mais talentosos precisam em seu local de trabalho?” Foram entrevistados mais de 1 milhão de trabalhadores de uma ampla gama de empresas e países.
A principal conclusão foi: funcionários talentosos precisam de grandes gerentes. Eles podem entrar para uma empresa pelos benefícios generosos e programas de treinamento, mas o tempo que permanecerão na companhia e o grau de produtividade que terão enquanto estiverem lá serão determinados pelo relacionamento com seu supervisor imediato.
Essa revelação levou os pesquisadores a uma segunda questão: “Como os principais gerentes do mundo encontram, motivam e mantêm funcionários de talento?” Para respondê-la, ouviram 80 mil profissionais que ocupavam cargos de chefia em grandes e pequenas empresas, públicas e privadas.
Marcus Buckingham e Curt Coffman trazem descobertas impressionantes e o levam para dentro da mente dos melhores gerentes para entender de que forma eles revolucionam a administração de pessoas e como convertem o talento de seus funcionários em desempenho de alto nível.

Veja o que esses profissionais fazem de diferente:

• Contratam um funcionário mais pelo talento do que pela experiência
• Fixam metas tendo em vista os resultados, não os passos para chegar até lá
• Motivam as pessoas investindo nos seus pontos fortes, e não nas deficiências
• Desenvolvem o potencial de seus subordinados buscando a função mais adequada para cada um deles, e não os promovendo automaticamente

Quebre todas as regras reúne lições valiosas dos gerentes mais bem-sucedidos de centenas de empresas ao redor do mundo e explica como colocar sua sabedoria em prática, descrevendo situações reais e sugerindo a atitude correta a tomar em cada uma delas.
****
No mercado competitivo de hoje, as empresas fazem de tudo para encontrar e manter os funcionários mais competentes, recorrendo a incentivos como gratificações, promoções e treinamento. Mas enquanto elas não reconhecerem que os maiores responsáveis por atrair pessoas talentosas são os grandes gerentes, seus esforços continuarão errando o alvo.
Os melhores gerentes do mundo são revolucionários. Eles discordam do que diz o senso comum sobre a gestão de pessoas. Não acreditam que basta dar treinamento a um funcionário para que ele consiga alcançar a excelência. Não procuram ajudar os subordinados a superar seus pontos fracos. E desprezam o princípio de que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Neste livro, você vai entender por quê.
Os pesquisadores Marcus Buckingham e Curt Coffman analisaram estudos feitos pela Gallup ao longo de 25 anos com mais de 1 milhão de pessoas e descobriram que, apesar das diferenças de estilo, o denominador comum aos grandes gerentes é quebrar todas as regras para transformar os pontos fortes de seu pessoal em ótimo desempenho.
Em Quebre todas as regras, os autores oferecem a percepção desses profissionais sobre a natureza do talento e suas lições para cultivar relacionamentos saudáveis com seus subordinados. Eles não apresentam uma fórmula pronta nem querem forçar ninguém a mudar de estilo. “O verdadeiro desafio consiste no modo como você poderá incorporar esses insights a seu estilo, um funcionário por vez, todos os dias”, dizem eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário