terça-feira, 15 de novembro de 2011

Marcus Buckingham: A revolução dos pontos fortes






Marcus Buckingham, descrito pela revista Fortune como "guru" de gestão de pontos fortes e "líder da revolução de pontos fortes" iniciou sua palestra na manhã de hoje na ExpoManagement 2011 falando sobre equipes e performance
Buckingham afirmou que quando desempenhos diferentes acontecem em equipes de uma mesma companhia, geram experiência para o cliente e lucratividade diferentes. “Se você quer crescer como líder, tem que saber responder por que isso acontece”.

O especialista pediu para que os participantes desenhassem um círculo oval numa folha de papel, que representaria uma mesa de reunião de conselho pessoal de cada um, e pediu que escrevessem os nomes das pessoas que teriam seus assentos garantidos nesta mesa.

Questionou sobre as pessoas da família, cônjuges, advogados, médicos ou professores que tenham influenciado de alguma forma na carreira. Quem faria parte deste círculo de pessoas? “E se perguntasse para os seus liderados, será que algum deles incluiria o seu nome na mesa de conselho dele? Será que o impacto que temos com os nossos liderados é o mesmo que sofremos com nossos líderes?”, questionou o professor. Para ele, quem pensa em se desenvolver como líder, precisa estar no conselho de administração pessoal de seus liderados.

Buckingham explicou que esta consciência sobre os liderados é o que gera poder como uma via de mão dupla. E é este poder que explica as diferenças de desempenho entre diversas equipes de uma mesma corporação. “Toda cultura é local, qualquer cultura esta nas mãos do gestor local. Ele faz toda a diferença”.

Perguntas poderosas – Buckingham trabalhou como vice-presidente no Instituto Gallup, que realizou uma pesquisa sobre o engajamento de funcionários. Fizeram as mesmas perguntas para as empresas de cima e de baixo e correlacionaram com o desempenho dos funcionários, e foi então que descobriram três perguntas que podem nortear e direcionar os líderes:

1 - Meus colegas estão comprometidos com a qualidade? – O líder precisa definir o significado da qualidade.

2 - Sei o que é esperado de mim todos os dias no trabalho? – “Você nunca vai encontrar um funcionário confuso e produtivo ao mesmo tempo. Faça isso como gerente, expresse claramente suas expectativas. E faça isso o tempo todo”.

3 - No trabalho, tenho oportunidade de realizar todos os dias o que sei fazer de melhor? – O especialista explicou que esta não é uma pergunta de equipe, salário ou propósito. “Esta é uma pergunta que envolve o eu de cada um. As pessoas se iludem muito e não sabem o que fazem de melhor”.

Buckingham salientou que o gestor que consegue o sim como resposta às três perguntas, com certeza terá desempenho melhor do que os outros. “Somos mais produtivos quando conseguimos fazer o nosso melhor o tempo todo”. Ele acredita que deveríamos ser pagos para fazer apenas o que fazemos melhor”.
Eu quero te pagar para você fazer o que você faz de melhor. “Conheça-me, mantenha o foco em mim e me rodeie de boas pessoas. Isso é tudo o que um liderado precisa do gestor para melhorar sua performance”.

Portal HSM
08/11/2011

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