quinta-feira, 24 de novembro de 2011

3 dicas para acelerar a maturidade profissional



Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…

Esta semana comecei a lecionar mais um semestre nas faculdades ESPM e INSPER, em São Paulo. Nos primeiros dias, dois temas estão sempre presentes: a dificuldade de atualização dos profissionais perante as constantes evoluções de tecnologia e a necessidade de acelerar a maturidade dos líderes para posições de maior complexidade.

Esse descompasso de competências entre o perfil desejado para um determinado cargo e o perfil do atual ocupante da “cadeira” é mais comum nos profissionais entre 35 e 45 anos, em posição de média gerência e, principalmente, quando já estão há algum tempo na função. Acredito que devido às demandas por resultado e à necessidade de gerenciar pessoas e relacionamentos, os profissionais acabam esquecendo e abandonando o desenvolvimento da sua própria carreira e, quando se dão conta, já “perderam a mão” para o negócio.
Por outro lado, os líderes mais experientes começam a perceber que os temas “Aposentadoria” e “Sucessão” estão mais frequentes na sua agenda. Porém, entre os seus subordinados diretos não existe um sucessor: ou já estão desatualizados ou precisam rapidamente acelerar a maturidade profissional.

Existem três dicas para acelerar a maturidade profissional:

Autoconhecimento – tornar-se consciente de suas habilidades; identificar seus pontos fortes de tal forma que as fraquezas se tornem irrelevantes. Solicitar feedback é uma das melhores formas de se conhecer.

Experiências significativas – expor os líderes em situações que permitam a aprendizagem na prática para que as habilidades desejadas sejam estimuladas. Muitos dos atributos de maturidade são desenvolvidos pela experiência de realizar projetos.

Orientação – competências específicas baseadas em equilíbrio emocional não surgem apenas de experiências de vida. Contar com a orientação de profissionais mais experientes, de dentro ou de fora da empresa, facilita a percepção do líder sobre o real impacto das escolhas e tomadas de decisão.

E aqui vai uma Dicaduka: Como maturidade está estreitamente associada a sua capacidade de se adaptar ou a sua forma de reagir ao inesperado, na próxima vez que sentir que “o bicho vai pegar” respire fundo, conte até dez e lembre-se dessa frase de Horácio: A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.

Paulo Campos
@pvcampos10

Nenhum comentário:

Postar um comentário