sábado, 15 de outubro de 2011

Agir como dono - Intra-empreendedorismo





Com a concorrência que estamos vivendo nos últimos tempos, as empresas precisam inovar e diferenciar-se em alguns aspectos, pois os equipamentos são muito semelhantes ou até mesmo iguais e de alta tecnologia, os processos geralmente são parecidos e os produtos estão cada vez melhores, dificultando uma diferenciação.
Diante disso, as empresas estão percebendo um aspecto muito importante que é o valor das pessoas dentro das organizações, pois elas fazem a diferença. As pessoas que trabalham como se fossem donas do negócio desenvolvem uma capacidade de ver os problemas e as oportunidades com outros olhos, pois estes colaboradores pensam no longo prazo e na perpetuidade do negócio. Como o intra-empreendedor tem o objetivo de ter vida longa na empresa, sabem que as decisões boas ou ruins tomadas hoje refletirão no amanhã.
As organizações já compreenderam que este perfil profissional agrega valor a empresa, pois ele está sempre buscando a superação no que faz, procurando atender cada vez melhor os clientes internos e externos. Além disso, ele está atento ao mercado e procura de forma ágil transformar a teoria em prática.
Mas para que seja desenvolvido este perfil a empresa precisa incentivar os profissionais a tomarem decisões e não puni-los quando a decisão não foi acertada,  pois a punição poderá colocar tudo a perder no desenvolvimento do intraempreeendedor. Também é preciso envolver as pessoas nos processos, escutando-as e acolhendo suas idéias e incentivando-as a se desenvolverem como pessoa e profissional. A comunicação interna também é muito importante neste processo, pois as pessoas precisam saber onde e porque trabalham e a importância de sua função na organização.
O consultor GiffordPinchot, que estabeleceu o conceito de intraempreendedorismo no Brasil, estabelece 10 Mandamentos do intraempreendedor:

1) Forme sua equipe. Intraempreendedorismo não é uma atividade solitária.
2) Compartilhe o mais amplamente possível as recompensas.
3) Solicite aconselhamento antes de pedir recursos.
4) É melhor prometer pouco e realizar em excesso.
5) Faça o trabalho necessário para atingir o seu sonho, independentemente de sua descrição de cargo. 
6) Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.
7) Tenha sempre em mente os interesses de sua empresa e dos clientes, especialmente quando você tiver que quebrar alguma regra ou evitar a burocracia.
8) Vá para o trabalho a cada dia disposto a ser demitido.
9) Seja leal à suas metas, mas realista quanto ás maneiras de atingi-las.
10) Honre e eduque seus patrocinadores.

Por fim o intraempreendedor é um apaixonado pelo que faz, dedicado, pró-ativo, busca oportunidades ocultas que geram resultados, são autoconfiantes, decidem, curiosos e persistentes.
Se você se enquadra nestas características procure desenvolvê-las cada dia mais e esteja certo que sua dedicação não será em vão,


Autor: Fernando Pedro de Oliveira
@fernandopoliver

Um comentário:

  1. Muito bom artigo amigo Fernando! Adicionei seu blog nos favoritos. Parabéns.

    Adriano Reinert

    ResponderExcluir