terça-feira, 11 de outubro de 2011

Padrões mundiais de liderança ajudam relacionamento com equipe



Daniel Ramirez, presidente da Eagle’s Flight Brasil, falará noHSM ExpoManagement 2011 sobre as qualidades do líder como fatores-chave na gestão de pessoas e talentos

Harmonia da equipe e a gestão eficiente do capital humano são fatores que estão cada vez mais apreciados entre as competências dos gestores. Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, 67% das pessoas que pedem demissão não o fazem por insatisfação com seu cargo, mas sim por conta do modo de agir de seus líderes.

“Cada vez mais, as pessoas são o maior diferencial competitivo de qualquer corporação e devem ser tratadas como tal. Porém, quando elas não estão satisfeitas e não têm um líder que as incentive, a produtividade cai e fica muito mais difícil retê-las”, explica Daniel Ramirez, presidente da Eagle’s Flight Brasil.

O gestor que ministrará a palestra “In your hand - Os comportamentos de um líder world-class” na HSM ExpoManagement 2011, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de novembro, lembra que o aumento das oportunidades de trabalho no Brasil tem sido um dos fatos que têm tornado profissionais de diversas hierarquias menos tolerantes à lideranças ineficazes.

Para Ramirez, mudar de emprego está mais fácil e, por isso, os gestores brasileiros que não mudarem seu modo de liderança ficarão cada vez mais suscetíveis à concorrência de perderem seus melhores colaboradores para as empresas internacionais, habituadas com outros padrões de gestão.

Se por um lado as expectativas são boas, para o empresário, o interesse dos líderes brasileiros em aprimorar seus processos de liderança tem aumentado ano após ano.

“A consciência existe, mas a dificuldade está em promover algumas mudanças de comportamento. O líder deve entender que sua função é cuidar para que seu time se desenvolva, estando próximo das pessoas e não como uma figura isolada em sua sala”, alerta.

Para dar início a essas mudanças e atingir os padrões mundiais de gestão,  o líder deve seguir três importantes lições:

●   Seja um exemplo nobre. Não é preciso ser um super-herói, mas sim possuir firmeza de caráter e ser um modelo de ética e de competência técnica para seus liderados.
●   Entenda que coaching não é uma tendência. O interesse genuíno em ajudar a equipe a melhorar é uma premissa da liderança e deve ser uma atividade permanente. Mais do que uma ocasião especial, é parte da rotina do líder e se inclui em seu rol de responsabilidades.
●   Saiba exigir resultados. O líder deve ser intolerante com a falta de resultados, porém à medida em que ele assume seu papel de liderança e conduz o coaching de modo correto, as metas se tornam parte inerente ao processo e a cobrança é cada vez menos necessária.

Portal HSM

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