quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Diálogo Franco


Diálogo Franco

Segundo o dicionário Michaelis, Franco quer dizer aberto sem restrições, que diz o que pensa, sincero, não constrangido, espontâneo e generoso.
Esses são alguns significados dados a palavra “franco” e um diálogo franco entre líder e liderado como deve ser?
O diálogo franco entre líder e liderado deve possibilitar que sejam apontados os pontos fracos do liderado, para que juntos consigam eliminá-los ou minimizá-los.
Muitos líderes preferem evitar um diálogo franco, para evitar o conflito com o liderado. Mas dessa forma o prejuízo é maior, pois as pessoas muitas vezes não conhecem onde estão suas verdadeiras falhas e com isso não evoluem como profissional e como pessoa. Conseqüentemente o líder não evoluí como gestor e acaba prejudicando todo o processo.
Sabemos que não é uma tarefa fácil ser sincero e agir com franqueza, mas os líderes devem procurar criar dentro de suas organizações a cultura da franqueza e da verdade favorecendo a harmonia. Ter firmeza emocional é uma característica básica para um líder que busca o sucesso de sua equipe, o qual será também o seu sucesso.
Os líderes devem observar alguns fatores antes de ter um diálogo franco:
Primeiro deve-se perguntar, Estou querendo mesmo ajudar esta pessoa?
Como irei fazer o acompanhamento para que ela realmente entenda e melhore?
Quais as ferramentas que disponibilizarei para que ela possa buscar ser um profissional melhor?
Muitas vezes os líderes acabam dando feedback em momentos inoportunos que ao invés de usar a franqueza acabam usando a grosseria e com isso perdem a confiança das pessoas que sabem que naquele momento o diálogo não foi com a intenção de ajudar a melhorar a pessoa ou o processo e sim de punir ou até mesmo humilhar.
São cuidados que os líderes devem estar sempre atentos, para que todo um trabalho de criação da cultura não seja desperdiçado de qualquer forma.
“É preciso que os controles enfrentem os problemas de maneira sincera quando o desempenho é baixo. Sem análise das situações negativas, não haverá lugar para o aprendizado e, a mudança ou a adaptação organizacional estarão em perigo.”(Lawrence Hrebiniak)

Autor
Fernando Pedro de Oliveira
Twitter: @fernandopoliver



Um comentário:

  1. Concordo com o texto e acredito que é a melhor forma de se investir na evolução do liderado, que pode até ser seu futuro sucessor.
    Deste jeito você molda o carácter dele de forma que ele irá usar das mesmas ferramentas para dar feedbacks verdadeiros e construtivos para seus possíveis liderados também.

    ResponderExcluir