sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Por que precisamos de líderes?



Você já se perguntou por que precisamos de líderes nas empresas?
 Em Liderança baseada em Valores (Editora Campus, 2009), que organizei junto com a professora Carmen Migueles em parceria com outros autores, acadêmicos e executivos, montamos uma coletânea de artigos que se propõem a indicar caminhos de construção das respostas para esta pergunta.

Para começar, acreditamos que líderes que agem baseados em valores são fundamentais para a produção e a entrega de valor e para a ação coordenada em cenários complexos e imprevisíveis. Entretanto, essa percepção da relevância da liderança baseada em valores aumentou apenas recentemente, quando os danos da meritocracia financeira, que premia resultados de curto prazo descomprometidos com a qualidade do trabalho e com a perenidade das empresas, se fez sentir em toda a sua força.

A dinâmica de apropriação de valor no curto prazo contribuiu para a destruição de elementos intangíveis fundamentais para a produção de valor sustentável nas organizações, gerando a necessidade de encontrar o elemento, o mecanismo ou processo que constrói, que desperta virtudes e resignifica o trabalho coletivo.

A liderança, então, pode ser criada por meio da excelência da governança de uma organização ou por meio da qualidade do pacto ético estabelecido entre as pessoas, que cria vínculos onde há forte percepção de justiça, significado, motivação para o trabalho e entusiasmo. Ela é exatamente o elo perdido das organizações contemporâneas que se deparam com o vazio produzido pelas novas configurações sociais e uma economia baseada em demandas de curto prazo, quebra de confiança e pelo predomínio de relações baseadas em trocas de interesses.

O líder que age baseado em valores é aquele que enxerga outras possibilidades e cria espaços de sentido, ética, realização e excelência onde a maioria das pessoas só enxerga espaços para pressão por resultados e redução de custos. É o indivíduo que, dizendo não ao fatalismo, à complacência e ao pessimismo, encontra espaços para a mobilização das pessoas na construção das alternativas possíveis e necessárias.

Na falta de outros indicadores de sucesso de curto prazo, temos usado a métrica financeira como medida e bússola. Com isso, destruímos as precondições para a produção de valor verdadeiro e sustentável. O líder que age baseado em valores é, de certa maneira, o antídoto para soluções de métricas fáceis. Evita a armadilha dos indicadores financeiros mais rasteiros e ocupa um grande espaço a ser preenchido nas organizações contemporâneas.

Autor:
Marco Túlio Zanini

Nenhum comentário:

Postar um comentário