segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OS NOSSOS SISTEMAS MENTAIS


ABRAHAM SHAPIRO

Preste atenção ao que vou revelar. Nossa mente funciona de duas formas. Uma intuitiva, rápida e automática. E a outra por meio de pensamentos mais lentos e analíticos.

O sistema intuitivo se baseia nas experiências que vivemos no passado. Por exemplo: Quanto é 2+2? Você responde usando o modo automático.

Já o sistema mais lento é racional e exige concentração e esforço para analisar situações. Se eu perguntar quanto é 32x13, você terá de pensar e fazer contas para fornecer-me uma resposta.

A maior parte do tempo, nós funcionamos no modo automático. É que analisar o tempo todo demanda muita atenção e concentração. Mas isso é bom, pois se assim não fosse, gastaríamos horas para decisões que só tomam alguns segundos. O problema é que no modo automático, nossa tendência é chutar uma resposta sem juntar informações. Nós vamos até a biblioteca de padrões memorizados no nosso cérebro e escolhemos o que mais se pareça com o que queremos resolver agora. Como a mente é capaz de identificar padrões complexos a uma velocidade incrível, muitas vezes esses chutes dão certo. Isso pode garantir encontros amorosos ou entrevistas de emprego.

Mas este comportamento inconsciente também cria padrões que podem prejudicar. Um exemplo? Excesso de confiança no seu negócio. Você acha que sabe exatamente o que deve fazer após ler dois ou três e-mails de alguns representantes de vendas. Eu pergunto: “Será que sabe, mesmo?”. Isto não é tão simples quanto 2+2.

Meu conselho. Além de você se acostumar a reunir mais informações antes de decidir, habitue-se a questionar as soluções que surgem como relâmpago na sua cabeça. Isto, aliás, é o que mais exploro no Coaching de Executivos ou de Liderança que eu ministro. Tenho usado o questionamento com vários empresários a fim de mostrar a importância de decidir com mais análise.

Muitos aprendem e prosperam. Só não os orgulhosos. Eles se apegam aos seus pontos de vista e dificilmente se demovem. Coincidência ou não – e eu não creio em coincidências – estes são os que cometem erros fatais.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou             (43) 8814 1473      

Nenhum comentário:

Postar um comentário