segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

7 Dicas para ter sucesso no seu planejamento para 2012




Chega esta época e as pessoas começam a listar suas resoluções de fim de ano. Tem aquele que vai parar de fumar, aquela que vai perder 10 quilos, o outro que pretende resolver, de vez, os problemas de logística de sua empresa.
Não é segredo que muitas desses projetos empreendedores, na vida pessoal ou profissional, acabam fracassando. Logo depois do Carnaval, já encontramos muita gente que abandonou uma ou outra meta.
Mas, afinal, por que isso acontece?
O senso comum acusa de forma cruel o desistente: ele não é perseverante o bastante, falta-lhe vontade e até mesmo firmeza de caráter.
Humilhadas, muitas pessoas acabam convencidas de que não mesmo capazes de mudar hábitos ou de realizar mudanças significativas nas atividades ligadas ao trabalho.
Na verdade, o malogro muitas vezes tem outras três causas.

1.    Falta uma ideia clara e realista do objetivo;
2.    Falta uma estratégia para executar o plano;
3.    Falta o conhecimento da operação de mudança.

Trato do assunto de forma detalhada em meu livro A Arte da Estratégia, que já serviu como guia de planejamento e ação para muitos executivos.
No caso da promessas de Ano Novo, elejo aqui 7 dicas para ter sucesso no planejamento para 2012 e auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional.

1.    Tenha um norte para suas ações. Se você não sabe ao certo aonde quer chegar, tanto faz o caminho. Portanto, refine seu projeto. Há gente que pensa: “no ano que vem, serei rico”. Outros atendem aos caprichos da vaidade: “serei bela e encontrarei um parceiro gentil, fiel e endinheirado”. O grande erro, nesses casos, é que as pessoas miram em resultados, e não em processos. Para se tornar rica, uma pessoa precisa ter ótimas ideias, excelentes contatos e, lógico, trabalhar muito. Para ter um corpo sarado, o indivíduo precisa malhar com disciplina e alimentar-se adequadamente. Encontrar o parceiro ideal, então, é algo que exige percepção aguçada, estratégia de conquista e um bom trabalho de fidelização. Portanto, as promessas de fim de ano precisam focar em meios. Exemplo 1: vou aplicar parte dos meus lucros na reforma daquela loja desativada e instalar ali uma filial do meu negócio. Exemplo 2: no próximo ano, frequentarei a academia três vezes por semana e vou abandonar o costume de passar pelo fast-food no caminho de casa.

2.    Compreenda que o desenvolvimento humano depende de um conjunto de conquistas integradas. Portanto, fixe metas em quatro áreas: pessoal, familiar, trabalho e dinheiro. Procure equilibrar seus esforços. Se você está triste, se a autoestima está em baixa, se olha para o espelho e vê um semblante desanimado, dificilmente conseguirá avançar em outros aspectos da vida. Portanto, resolva-se! Se o problema é sério, não tenha receio de consultar um psiquiatra, um psicólogo, um filósofo, um padre, um monge, um rabino, um pastor, um amigo, um filho, um irmão. Um deles pode ajudá-lo a encontrar a razão do sofrimento, Um deles pode ajudá-lo a recuperar o sentido de sua existência. Na outra ponta, é sempre bom exercer um bom controle de suas finanças. Sem dinheiro, você perde o sono e grandes oportunidades, em todas as outras áreas.

3.    Coloque suas metas no papel. Você terá, assim, um registro oficial de seus projetos. Revise esse material periodicamente. É uma forma de não abandonar o plano quando algum movimento se mostrar equivocado.

4.    Crie um mote para o ano. Não precisa ser uma frase genial. Pode ser algo como: “Saúde e energia para organizar, inovar e crescer”. Ajuda-o a fechar o foco e concentrar esforços no que realmente é importante.

5.    Estabeleça prioridades. Verifique o que é mais importante: suas aulas de street dance ou a tal instalação da nova loja? Se for necessário, deixe um dos projetos na geladeira. Guarde-o para uma outra oportunidade. O pior é quando você faz “tudo”, mas “tudo” de forma medíocre.

6.    Pratique a arte da estratégia. Planeje, revise e execute. Em cada ciclo de ataque ao objetivo, refine suas táticas. Se o clima na empresa continua estranho, não hesite em tomar uma medida radical. Promova um churrasco no clube ou na sua casa para reaproximar o pessoal. Se chegou o fim de março e seu filho continua tendo problemas na escola, é hora de procurar um pedagogo, um psicólogo ou mesmo outra instituição de ensino. O tempo é um ativo valioso. É um pecado desperdiçá-lo.
7.    Ao operar essas mudanças em sua vida, seja disciplinado. Se terça-feira é o dia de “enquadrar” aquele fornecedor relapso, cumpra sua agenda. Se o médico exigiu a redução no sal na comida, evite as exceções. Não há vergonha alguma em admitir para parentes, amigos e clientes que você está cuidando seriamente de sua saúde. Se necessário, seja claro e franco ao expor os motivos de sua mudança de atitude.
Como você deve ter percebido, as promessas de fim de ano podem, sim, ajudá-lo a eliminar vícios, a corrigir equívocos e a empreender avanços profissionais. No entanto, não deixe que essas proposições se convertam em vagos pensamentos que transitam pela mente enquanto você pula as tais sete ondas do mar. Desenvolva uma estratégia, discipline-se e pavimente seu caminho rumo à estação felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário