quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Você tem um ponto de vista claro sobre Liderança?



A sua história de Liderança precisa ser capaz de influenciar pessoas e multiplicar ideias.
O objetivo desse artigo é instigar você a criar e contar para os outros a sua estória sobre o conceito de Liderança. Se você souber explicar às pessoas da sua equipe seu ponto de vista sobre Liderança, não apenas elas terão o benefício de entender de onde você está partindo, mas terão a clareza acerca daquilo que você espera delas e o que elas podem esperar de você. Também podem consolidar suas próprias ideias sobre Liderança, para que possam multiplicá-las.


A necessidade de fabulação do homem é tão antiga quanto a própria espécie humana. A narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades. As pessoas aprendem e convivem por meio de estórias, metáforas e conexões. Contar histórias é desenhar imagens na cabeça de quem ouve, já que a história acontece na imaginação alheia.
Líderes eficazes apresentam um ponto de vista quanto à Liderança que é claro e passível de ser ensinado e compartilhado, particularmente às pessoas com as quais trabalham. Portanto, através da sua história sobre Liderança você pode ajudar sua equipe a se desenvolver e a se relacionar melhor com você. Para construir a sua história e o seu ponto de vista sobre Liderança, você precisa ser capaz de responder algumas perguntas:
1.    Quem são os influenciadores (líderes) que tiveram um impacto positivo (ou, em alguns casos, negativo) em sua vida, tais como pais, professores, orientadores ou chefes? O que você aprendeu sobre a Liderança com essas pessoas?
2.    Que eventos da sua vida tiveram impacto sobre a forma com você exerce a liderança? Pense em fatos importantes da sua infância, de seus anos de escola e no começo da sua carreira.
3.    Pense em seu propósito de vida. Por que está no mundo e o que quer realizar?
4.    Quais são os valores centrais que guiarão seus comportamentos à medida que tenta realizar seu propósito de vida?
5.    O que seus colaboradores podem esperar de você?
6.    O que você espera de seus colaboradores?
7.    Como servirá de exemplo para eles?
Vamos praticar? Pegue uma folha de papel e uma caneta. Leia as perguntas acima e responda. Em seguida, você deve escrever um texto com 50 palavras, a partir do seguinte título: “O meu ponto de vista sobre Liderança”. Se você quiser compartilhar, use o blog do Mochileiro Corporativo e deixe lá a sua história.
E aqui vai uma Dicaduka: se quiser conhecer um pouco mais da importância de se conversar sobre liderança, indico um livro que me inspirou para esse post: é a nova edição revista e ampliada de Ken Blanchard – “Liderança de alto nível” – da Editora Bookman. Vale a leitura!
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Paulo Campos
@pvcampos10 ou pvcampos@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário