quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Não culpe o chefe, ele já tem problemas demais!


Gerenciar para cima é tornar-se mais efetivo

A relação entre gestor e subordinado é um ótimo exemplo de poder diferencial e, infelizmente, a maioria dos liderados tem a tendência de desconhecer as necessidades de seus gestores. Ter um bom relacionamento com o chefe é uma questão de sobrevivência e uma maneira de tornar seu trabalho mais fácil, prazeroso e produtivo.

Se você nunca parou para pensar sobre a pessoa que comanda suas horas semanais e que impacta significativamente nas suas horas de descanso, vale a pena ler todo essepost.

Em primeiro lugar, tente perceber o mundo através dos olhos dele, ou seja, imagine quais são seus objetivos pessoais e profissionais, suas motivações, a forma que usa o poder e, principalmente, como ele pensa. 

Para entender o estilo do seu gestor, aprenda a perceber e identificar as pistas tácitas e comportamentais nas diversas situações do dia a dia.
Em seguida, construa um mapa mental dele e não caia na tentação de querer mudá-lo – ele dificilmente irá mudar! 

A sua única alternativa é ter em mente o que o seu gestor espera de você. Se não sabe, está aí uma boa pergunta para fazer a ele. E avalie também o que você espera do seu gestor – que tal fazer agora a sua lista?!

A regra básica é sempre questionar-se: “como eu posso fazer para potencializar o que ele já tem de bom”! Esse pode ser um bom caminho para você conseguir fazer o que gosta, poder usar os seus pontos fortes e entregar as coisas que o seu gestor espera de você.

Aprender a adaptar-se à forma como seu gestor prefere trabalhar certamente contribui a manter o controle sobre sua carreira. Uma vez que você tenha essa habilidade, nunca mais se sentirá preocupado em “trabalhar para quem quer que seja”. 

E aqui vai uma Dicaduka: uma boa interação com o seu gestor é fundamental e é sua a responsabilidade de fazer com que essa relação seja um sucesso. Mas lembre-se, de forma clara e direta, que somente o seu gestor pode despedir você da empresa e a você só resta a opção de demiti-lo da sua vida! Portanto, faça o possível para que tudo dê certo e saiba também respeitar seus limites e preservar sua essência.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Paulo Campos / 2011.08.20
@pvcampos10 ou pvcampos@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário