segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feedback: use sempre e com respeito

Uma ferramenta poderosa de gestão de pessoas

O desenvolvimento de uma pessoa depende da quantidade e qualidade de feedbacks que ela recebe. O feedback deve ser dosado de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa. Se o feedback for pobre, a relação será igualmente pobre. Se for ofensivo, assim será a relação, mas se for de construção, a relação também será positiva.
Quando falo de feedback é importante lembrar que temos o feedback do dia a dia (informal) e o feedback realizado de forma estruturada, periódica e de preferência após uma avaliação. Aqui temos alguns lembretes para a hora do feedback:
Ao dar feedback
  • Dirija-se diretamente a pessoa, olhe-a nos olhos e chame-a pelo nome.
  • Use fatos e exemplos.
  • Deve ser dado em particular
  • Permita que a outra pessoa exponha o seu ponto de vista
  • Dê sempre mais de duas sugestões para a melhoria de um comportamento.
Ao receber feedback
  • Escute atentamente.
  • Não retruque e nem se justifique.
  • Solicite esclarecimentos.
  • Ao final, agradeça a contribuição.
Durante o feedback, lembre-se: O foco do feedback é orientação, não punição, nem ameaça. Ele é uma ferramenta de desenvolvimento.
É importante que você ao dar feedback se empenhe no sentido de desenvolver uma postura que transmita:
  • Firmeza e objetividade
  • Neutralidade para apresentar fatos e exemplos, sem emitir julgamentos pessoais.
  • Respeito pela individualidade do outro (sem deixar de lado as exigências do contexto).
  • Disponibilidade para solucionar todas as dúvidas e checar o entendimento do avaliado.
E aqui vai uma Dicaduka: Deixe claro que ao dar feedback para alguém o seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento dele e também da melhora da relação entre vocês. Nunca use o feedback para humilhar ou se impor… quem bate esquece e quem apanha não!

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Paulo Campos / 2011.05.28

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