terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que você não sabe que não sabe?




Agilidade de aprendizagem: o multiplicador mágico
Novas competências são necessárias à medida que crescemos nas organizações. Posições e funções não se mantêm iguais ao longo do tempo. Assim, novos conhecimentos, habilidades e atitudes são necessárias para se adequar às condições do negócio e estratégias em constante evolução.
 Atualmente, aprender a aprender de forma rápida é cada vez mais um diferencial para o profissional de qualquer campo de atuação. Aprender a lidar eficazmente com mudanças e situações novas é um indicador mais forte de potencial e performance do que apenas a inteligência (para saber resolver os problemas).
 Por outro lado, sob pressão as pessoas tendem a permanecer na sua zona de conforto, repetindo comportamentos que já funcionaram no passado. Assimilar novos comportamentos e atitudes é mais difícil do que aprender habilidades técnicas.
Existem alguns comportamentos que facilitam essa aprendizagem mais rápida: iniciativa, curiosidade (por que e como?), complexidade conceitual e pensamento sistêmico.
 Agilidade pode ser definida como a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções. Será que você possui essa agilidade em aprender? Avalie se você tem essas quatro características desenvolvidas:
  •  Autoconhecimento: Você consegue manter-se calmo e resiliente quando sob a pressão das mudanças?
  • Curiosidade: Você gosta de experimentar coisas novas e lida bem com o desconforto causado pelo desconhecido?
  • Raciocínio Crítico: Você é capaz de examinar problemas de forma cuidadosa e consegue estabelecer conexões não-usuais?
  • Performance: Você entrega “resultados positivos” em situações que vivencia pela primeira vez?
E aqui vai uma Dicaduka: Antes de começar uma nova atividade, anote em um papel o que você sabe sobre ela. Durante a atividade perceba com que rapidez você a domina, com que velocidade você aprende e acrescenta por conta própria “truques” que ainda não lhe ensinaram. Ao término da atividade, escreva suas descobertas e compare com as suas primeiras anotações.

O que você não sabia que não sabia?
Paulo Campos / 2011.02.16
@pvcampos10 ou pvcampos@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário