quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Equipe de pessoas diferentes




Por: ABRAHAM SHAPIRO

Equipes compostas por pessoas diversas é um dos grandes problemas da liderança nas empresas de hoje.

Como fazer para pessoas muito diferentes unirem forças? Não é fácil. Algumas das pedras mais pesadas no meio desse caminho são: disputas por "território", competição por desempenho individual em vez do coletivo, e desconfiança.

Alguns perguntarão: “Por que apostar numa equipe de gente diferente, se isto aumentando as chances de problemas? Não será complicado?

A necessidade que muitas empresas têm de entrar neste terreno deve-se ao benefício de que a união de pessoas com pensamentos diferentes gera ideias inovadoras. Elas fazem "brotar" o pensamento original mais rapidamente.

Vamos à prática. O que fazer para juntar com sucesso pessoas diferentes? Os grandes especialistas aconselham: “apresente-lhes um desafio irresistível”. Pode ser um projeto complexo, uma jornada para melhoria de um processo, o estudo detalhado da estratégia da concorrência, etc. Se você adicionar a este desafio a pressão para completar a tarefa num período curto de tempo, a receita estará completa.

Uma proposta eletrizante com prazos agressivos deixa os membros da equipe sem tempo para boicotar um ao outro ou enfrentar-se.

Resumindo, crie a necessidade para que as pessoas participem de algo “maior do que elas mesmas”, e elas colocarão este sentimento acima de seus interesses.

E qual o papel do líder? Primeiro, ele deve saber que a mudança do trabalho individual para o realizado em equipe não é um processo intelectual, mas emocional. Assim, ele deverá estar genuinamente interessado em fazer as pessoas se superarem. Ele terá que ser bom em seduzir as pessoa para que funcionem como equipe e colaborem mutuamente.

O líder deverá proporcionar a orientação. Se gostar, uma das formas de fazer isto é através de uma boa reunião de brainstorming na qual ele convide os membros da equipe a oferecerem ideias de como vencer o desafio. Aí ele os ajudará a comunicarem-se fazendo perguntas diretas a cada um, tipo: "Quais são as suas ideias?”, “Que contribuição inovadora você pode dar a esse projeto?".

E se o líder souber fazer deste processo uma atividade interessante, impondo à equipe a busca de um resultado factível e visível, faltará apenas injetar uma dose de diversão ao desafio e ver grandes maravilhas acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário