sábado, 12 de novembro de 2011

COMO LER PARA APRENDER


ABRAHAM SHAPIRO

Tenho um  amigo que adquiriu gosto pela leitura. Tudo o que os amigos indicam ou lhe atrai a atenção, ele lê com avidez e espírito investigativo. E não só. Ele nutre expectativa de desenvolver suas competências pessoais e profissionais através de seus estudos. No entanto, esse desenvolvimento pretendido tem sido lento. Ele tem dificuldade em converter o que lê em atitudes concretas. E ao longo do tempo, ele se culpa por esta aparente baixa capacidade de aprendizagem.

Muitas pessoas vivem dificuldade igual e até desanimam ou abandonam o sadio hábito da leitura – o que é mau.

Vai aqui uma dica importante para aqueles que desejam aumentar seu rendimento e aproveitamento de estudos, transformando-os em prática.

Não leia para aprender e depois praticar. A sequência ler, aprender e praticar não é eficaz. É um caminho demais longo, com múltiplas possibilidades de perda por esquecimento e outras formas de dissipação mental. Nossa mente retém mal letras e  textos. Para que se fixem é preciso ler muitas e muitas vezes, o que parece inviável.

O melhor e mais indicado é ler e praticar para depois aprender com o que se vivenciou na prática. Se necessário for, retorna-se à leitura durante a fase de vivência a fim de conferir detalhes, mas não sem antes ter-se esforçado ao máximo em prática-la.

A receita é simples. Durante a leitura, saliente tudo o que mais lhe atrair. Pontue no próprio livro ou transcreva a um caderno os detalhes que lhe chamam a atenção. Depois, esforce-se para pôr estes pontos em prática em todas as circunstâncias propícias que lhe surgirem. Então, durante este processo, observe tudo o que fôr novo e benéfico. Isto é que poderá se transformar em aprendizagem real e sólida, pois trata-se de uma experiência pessoal.

Com certeza, isto lhe trará uma poderosa satisfação, e ajudará você a atingir ótimas e valiosas competências em todos os campos de sua vida.

Leia mais, e enriqueça a sua vida e seu trabalho

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FRASES DA HSM EXPOMANAGEMENT 2011



"Selecione pessoas chaves, olhe para o horizonte, cristalize suas tendências" Ram Charan

“Equipes vencedoras nem sempre têm os melhores jogadores, mas têm o melhor sistema de jogo" Rosabeth Moss Kanter

"Ser humilde é permitir que seu interlocutor lhe ensine algo que você não sabe" Abilio Diniz

"Times perdedores perdem muitas oportunidades de ganhar porque jogadores deixam de confiar uns nos outros" Rosabeth Kanter

"Você vence descobrindo onde está a sua vantagem e neutralizando os pontos fracos" Marcus Buckingham

"Empresas duradouras estão abertas para questionar suposições sobre seu próprio ambiente",  Peter Senge

Empresa reativa: “ver para crer”. Empresa proativa: “crer para ver”. Leonardo Araujo

"Seu smartphone tem mais poder do que todos os computadores da Nasa quando colocou o primeiro homem na Lua" Tomi Ahonen

“Humildade é muito importante. Se você for humilde, você vai aprender. Se aprender, você vai contribuir. Ser humilde é pré-requisito para ser um bom líder” Tarek Farahat

“Você não pode pedir uma coisa que não está disposto a fazer. A disposição de executar é uma das chaves para ser um bom líder” Tarek Farahat

“Todo mundo, em cada empresa, tem que atender aos níveis mais elevados de ética. Hoje em dia você pode perder sua reputação em cinco minutos” Tarek Farahat

“Emoções fazem a diferença no resultado de uma empresa. É preciso destacar o trabalho positivo de uma equipe, mesmo quando ela é derrotada, para que ela permaneça com atitude vencedora” Rosabeth Moss Kanter

“A história está repleta de times perdedores com estrelas que jogaram apenas por si mesmas, sem se preocupar com o time. Isso também acontece nas empresas. Por isso, todos os talentos de uma equipe devem ser incentivados.” Rosabeth Moss Kanter

“Equipes vitoriosas também têm defeitos e inúmeros problemas podem surgir. Se você desistir naquele ponto, será um fracasso. No entanto, se você insistir, aquela iniciativa pode se tornar um sucesso” Rosabeth Moss Kanter


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dica de liderança: Como delegar tarefas



A dica de hoje foi dada por Marshall Goldsmith no blog da Harvard Business Review
Seguem algumas sugestões para compartilhar a liderança e estimular os talentos da sua empresa
§  Dê autoridade para os mais qualificados para fortalecer suas competências
§  Defina os limites que cada pessoa tem para tomar decisões
§  Cultive um clima em que as pessoas se sintam livres para ter iniciativa sobre suas tarefas
§  Dê a autonomia e os recursos para as pessoas mais qualificadas e estimule que elas usem essas ferramentas
§  Não questione a decisão das pessoas que você deu autoridade para tomar decisões
§  Se considere uma fonte de recursos ao invés de um gerente
§  Marque reuniões de acompanhamento apropriadas para analisar o progresso das tarefas e tomar ações caso necessárias
Se você delegar tarefas para as pessoas que estão perto do cliente e permitir que elas peguem tarefas desafiadoras, você perceberá que tem mais tempo do que imagina. Você irá gastar menos tempo conduzindo seus projetos e poderá até desenvolver um senso de satisfação por resultados que não são diretamente seus.
Melhor do que isso, seus liderados poderão aumentar o sentimento de parceria e se tornarem mais engajados pelo sucesso da empresa, do time e deles próprios.