terça-feira, 10 de abril de 2012

HORA DE MUDAR: AGORA... E SEMPRE!


ABRAHAM SHAPIRO
Era uma vez, um homem que vivia num lugar frio e acordava bem cedo para o trabalho. Ele usava um par de luvas fortes que protegiam suas mãos e, por ser tão úteis, ele cuidava delas com esmero, pois, pobre como era, seria difícil conseguir outras, se precisasse.
Anos passaram, e ele mantinha suas luvas asseadas e engraxadas. Pareciam novas e lustrosas por fora. Mas no interior, o tempo junto do uso intenso e constante deixaram-na lasseadas. O revestimento interno de lã afrouxou. Os dedos ficavam folgados e não aqueciam mais como antes. Muito tempo passou até que o homem percebesse que o cuidado externo não garantia o aquecimento interno das luvas.
Na vida tudo muda. E muitas das mudanças acontecem sem que nos demos conta.
Quando o mecânico regula a embreagem do carro, então é que você percebe que estava baixa e exigia força a mais dos seus pés.
Nossos cabelos e barbas embranquecem sem que saibamos dizer exatamente como e quando isto aconteceu.
As coisas perdem a elasticidade ou o vigor, desbotam, emperram, ressecam ou enrijecem, enlarguecem ou afrouxam sem que vejamos como o processo ocorreu. Constatamos quando a coisa já foi longe. Neste ponto, muitas pessoas se decepcionam ou se frustram. Mas será que assim resolvem? Se existe alguma possibilidade de reversão, não será no estado avançado que ela se aplica. Mas a tragédia está no fato de que só no estado avançado tomamos consciência. Isto explica as plásticas que parecem ridículas máscaras, as tinturas falsas de cabelos e outras medidas de desespero que as pessoas tomam. Só consolam a vítima. Todo mundo sabe ser somente um paliativo, e não uma solução.
Mas a questão é “Por que agimos assim”? A rotina nos ilude pelo hábito e não percebemos que desde o primeiro instante de qualquer processo sua eficiência começou a diminuir, a cor a desbotar, o aperto a afrouxar, o perfeito a desgastar etc. 


Se as coisas mudam, devemos aprender a mudar com elas. Não é quando deterioram que temos de agir, mas desde o princípio.
Para o bem isso também funciona. Muda-se devagar. Muda-se lentamente. Ninguém muda de um momento para outro. Muda-se sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário