segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que eu venho observando e aprendendo: Ambição versus Ganância




Quem teve a necessidade de contratar novos colaboradores, sabe exatamente como tem sido difícil encontrar talentos dentro do mercado. É entediante observar as dinâmicas de grupo e ver a carência de líderes corroer nosso mercado de trabalho. A falta de preparo e de postura é um dos grandes problemas enfrentados. Podem alegar que é culpa da globalização, da inflação, da corrupção, mas a verdade é que o mercado sofre falta de ambição!
É importante pontuarmos que existe uma diferença enorme entre ambição e ganância. A ganância é a busca inescrupulosa de um objetivo e quando possuído por ela, tudo e todos serão menores que este objetivo. Embora possa haver uma falsa ilusão de sucesso a curto prazo, ao longo prazo se descobre que sua conquista na verdade, era uma grande e vazia bolha, que ao menor tremor se explodirá como fogos de artifício, saudando a revanche dos que foram prejudicados.
Já a pessoa dominada pela ambição, não aceita o comodismo e quando percebe que se aconchegou na letárgica zona de conforto, tende a se mexer e dissipar o torpor para continuar buscando o crescimento e desenvolvimento. Fora via (raríssimas) de regra, o objetivo de uma pessoa movida pela ambição não diz respeito somente ao dinheiro e sim, a executar um ótimo trabalho, a ser reconhecido como referência, a ter seu nome respeitado no segmento em que atua e etc. Essas pessoas sabem que a remuneração é uma consequência do nível de realização que conquistou.

Não acredite na ideia que insistem em te vender de que existem maneiras fáceis de ser um profissional bem sucedido, de se ter uma vida confortável com muito dinheiro no bolso e tal! Construir uma carreira de sucesso está mais ligado a dizer verdades espinhosas, trilhar os caminhos mais difíceis e se doar em quantidade superior ao que a maioria das pessoas podem entender.
Mas, é importante frisar que quando faço um paralelo entre o sucesso e o trabalho, não me refiro ao trabalho repetitivo e robótico executado cotidianamente! Quando me refiro ao ato de trabalhar, quero dizer: realizar determinada tarefa com senso crítico e inteligência para que se encontrem melhores processos para executar aquela tarefa, seja para proporcionar mais economia, qualidade ou percepção de valor.
Acredito na minha geração e sei que os talentos vão pipocar e se destacar. Sei que existe uma moçada que não sonha mais em mudar o mundo, mas que está submersa no objetivo de que cada um deve fazer o melhor para mudar a sua vida e com isso, teremos pessoas mais completas e plenas e a consequência disso, você pode imaginar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário