quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ninguém consegue realizar nada sem a colaboração de muitos



Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória

Sempre que falamos de um Líder estamos supondo que há um grupo de pessoas que o segue ou pelo menos acredita que a sua orientação será de fundamental importância para a execução da tarefa. Por outro lado, há um bocado de diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo.

Existem quatro fundamentos básicos para todo de trabalho de uma equipe:

1. Objetivos Claros

É necessário que o líder esclareça qual o objetivo a ser cumprido. Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas não sabem exatamente o que vão fazer, pois não conhecem o contexto ou não percebem a grande figura. Se for uma equipe nova é mais crucial ainda que o objetivo esteja claro.

A pergunta é: O que queremos fazer?

2. Competências críticas

Um dos diferenciais para se trabalhar em equipe é usar a diversidade de ideias e conhecimento como um fator competitivo. Quando o líder investe um tempo em conhecer as pessoas e identificar os pontos fortes de cada um, ele pode encontrar as soluções para o desafio dentro da equipe ou buscar pessoas de fora da equipe que podem colaborar para a resolução do desafio.   

A pergunta é: Do que precisamos saber para nos sair bem?

3. Função dos integrantes

Existe um ditado popular que diz que “cachorro que tem muito dono morre de fome ou morre gordo!”Aqui é importante que o líder deixe claro a cada um qual é a sua tarefa ou quais atividades que cada um será responsável. Sem dúvida que quanto maior for a experiência ou conhecimento dos integrantes nas suas respectivas tarefas melhor será a contribuição individual.         


A pergunta é: Quem é o responsável pelo quê?



4. Comunicação

De todos os fundamentos de uma equipe é a comunicação que pode ajudar de forma significativa ou dificultar de forma implacável. Na maioria das vezes é o líder o maior causador da dificuldade, pois a sua forma de expressar leva em conta o seu ponto de vista e a sua própria experiência; e não a perspectiva ou a bagagem da equipe.

A pergunta é: Como informaremos uns aos outros aquilo que precisamos saber?


E aqui vai uma Dicaduka: Se você é o líder de uma equipe faça regularmente uma refeição com todos fora da empresa. A base de uma equipe é a confiança e como se diz no interior de São Paulo: “Para conhecer bem um caboclo, é necessário comer um quilo de sal junto”.
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Paulo Campos / 2011.07.14
@pvcampos10 ou pvcampos@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário