terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dicas de Livros - 2º - A Quinta Disciplina


           As pessoas que possuem um alto nível de domínio pessoal compartilham varias características básicas. Elas têm um senso de propósito especial que esta por trás das suas visões e metas. Para elas, uma visão é um chamado, não apenas uma boa idéia. Elas vêem a “realidade atual” como uma aliada, não como uma inimiga. Elas aprenderam a perceber e trabalhar com as forças da mudança, em vez de resistir a elas. São profundamente curiosas, continuamente comprometidas a ver a realidade de forma cada vez mais precisa. Sentem-se conectadas aos outros e a vida em si. No entanto, não sacrificam sua singularidade. Acreditam ser parte de um processo criativo maior, o qual pode ser influenciado, mas não pode ser controlado unilateralmente.
       As pessoas com alto nível de domínio pessoal vivem em um estado de aprendizagem continua. Elas nunca “chegam lá”. Às vezes, a linguagem, como o termo “domínio pessoal”, cria uma noção equivocada de definição, de branco no preto. No entanto, domínio pessoal não é algo que você possua. É um processo. É uma disciplina para a vida inteira. As pessoas com alto nível de domínio pessoal são profundamente conscientes de sua ignorância, de sua incompetência e de seus pontos a serem melhorados. E tem grande autoconfiança. Paradoxal? Só para aqueles que não vêem que “a jornada é a recompensa”.


Peter M. Senge

Um comentário:

  1. Parabéns, pelo blog, está bem legal. Continue sempre com essa força de vontade, querendo sempre buscar novos horizontes.

    Te amo..

    Vivi

    ResponderExcluir