terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Colaboradores que trabalham como se fossem sócios podem trazer mais resultados

Veja como o Intraempreendedorismo traz vantagem competitiva para as organizações
Talentos que possuem a capacidade de criar, inovar e buscar novas oportunidades para as organizações em que trabalham são os chamados intraempreendedores. Este perfil de profissional tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas de recrutamento e o principal motivo está nos valores que agregam nas companhias em que passam.
De acordo com Edmundo Brandão Dantas, professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, em cenário de concorrência acirrada, as organizações que valorizam o espírito empreendedor internamente e proporcionam liberdade aos colaboradores para proporem ideias e colocá-las em prática ganharão vantagem competitiva.

“O método do intraempreendedorismo também tem se mostrado interessante para empresas mergulhadas na burocracia e em estado de estagnação competitiva. Neste caso, o intraempreendedor busca resgatar o foco no cliente e no produto, o que permite a redefinição clara da missão da empresa, o resgate da comunicação e a proximidade das pessoas aos focos, o desmantelamento das estruturas funcionais e a reorganização da empresa pelos fluxos reais de trabalho, ou seja, os processos”, complementa  Dantas em seu artigo “Empreendedorismo e IntraEmpreendedorismo”.

O consultor Gifford Pinchot, que estabeleceu o conceito de intraempreendedorismo no Brasil, estabelece 10 Mandamentos do intraempreendedor:

1) Forme sua equipe. Intraempreendedorismo não é uma atividade solitária.
2) Compartilhe o mais amplamente possível as recompensas.
3) Solicite aconselhamento antes de pedir recursos.
4) É melhor prometer pouco e realizar em excesso.
5) Faça o trabalho necessário para atingir o seu sonho, independentemente de sua descrição de cargo.
6) Lembre-se de que é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão.
7) Tenha sempre em mente os interesses de sua empresa e dos clientes, especialmente quando você tiver que quebrar alguma regra ou evitar a burocracia.
8) Vá para o trabalho a cada dia disposto a ser demitido.
9) Seja leal à suas metas, mas realista quanto ás maneiras de atingi-las.
10) Honre e eduque seus patrocinadores.

Para estimular o surgimento de mais intraempreededores em sua organização não é uma tarefa fácil. Estudiosos apontam que além de ter a alta administração envolvida com este compromisso é preciso rever processos e responsabilidades, bem como dar mais autonomia aos colaboradores para assumirem riscos. O uso de uma estrutura de unidades de negócio pode auxiliar neste processo de descentralização e um modelo de recompensa sustenta a ideia.



Portal HSM

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dicas de Livros - 3º - O Livro de Outro da Liderança




John C. Maxwell, o maior treinador de líderes da atualidade, passou os últimos dez anos pensando em escrever este livro. O livro de ouro da liderança descreve uma jornada que começou em 1964, quando ele tinha 17 anos. Aos 22, Maxwell assumiu seu primeiro cargo como líder. Aos 29, convenceu-se de que tudo começa e termina com a liderança. Juntamente com essa crença, desenvolveu uma paixão: a de estudar e ensinar sobre o assunto.

As lições passadas por Maxwell em O livro de ouro da liderança são fundamentadas em suas experiências pessoais, ao longo se toda a sua vida como líder. Seus conselhos são importantes na escalada em busca da liderança. Cave a sua pepita de ouro e descubra como se tornar um grande líder.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O DNA dos profissionais vencedores

Doutor, o meu negócio depende de uma coisa só – do freguês, dos meus dois auxiliares e do fluxo de caixa. O resto é o resto!”, respondeu o dono de uma padaria em Poconé, Mato Grosso, ao ser perguntado sobre a causa do seu sucesso. 
O “padeiro de Poconé” nunca entrou numa escola, nunca aprendeu a departamentalizar o seu negócio. Mas tem uma rara competência: pensa de forma integrada sobre a essência do seu negócio!
O aprendizado de competências faz movimentos comparáveis aos do coração, de sístoles e diástoles. Em alguns momentos é necessário fazer uma contração (sístole), ou seja, integrar as competências que já temos, às vezes de forma dispersa. Em outros momentos, é preciso expandir (diástole) as suas fronteiras e aprender novas competências.
Primeiro, vamos pensar no movimento da contração, a sístole. A lição do padeiro de Poconé é bastante útil para salientar que existem três competências fundamentais que precisam ser integradas se desejamos ter sucesso em nossas carreiras e em nossos empreendimentos: 

(1) a gestão de pessoas;
(2) a gestão de clientes; e 
(3) gestão de resultados.
Visualize, leitor, um triângulo: no vértice de cima, o cliente. Nos dois vértices de baixo, um representa as pessoas, o outro os resultados. No centro do triângulo, comprometimento.
Na minha experiência desde meus tempos de executivo, comprometimento é conseqüência da boa gestão de clientes, da boa gestão de pessoas e do foco nos resultados.
Não dá para falar em gestão de pessoas, sem falarmos na gestão de clientes. E vice-versa. Recursos humanos e marketing precisam aprender a andar de mãos dadas e não de costas um para o outro como tem sido a tônica.
Quando maximizamos a sinergia de ambos, os resultados aparecem.
Acontece que dividiram o indivisível em três departamentos: o de marketing, o de RH e o de planejamento estratégico. E, infelizmente, vemos especialistas, experts, que só entendem de uma dessas três áreas que, no fundo, não são três. 
É uma só! E tem prevalecido o lema do “cada macaco no seu galho”. Isso pode até ter funcionado na Era Industrial, mas na Era dos Serviços os vencedores serão aqueles que conseguirem integrar 3 letras – P, C, e R: P de pessoas, C de clientes e R de resultados. Esse é o DNA dos profissionais vencedores.
Sempre nos queixamos dos feudos, dos departamentos, das “ilhas de competência”, que não conseguem se transformar no “arquipélago de excelência” com que sonhamos. Lutamos para integrar nossas equipes.
Mas desconfio que precisamos integrá-las antes na nossa mente. Na forma de pensar. Precisamos unir mentalmente o que nunca deveria ter sido separado. Enquanto pensarmos em departamentos especializados vai ser difícil integrar equipes. Quando mudarmos nossa forma de pensar será mais fácil mudar.
Já falei da sístole, da necessidade de integrar três competências essenciais ao sucesso. Agora vamos falar da necessidade de expandir as fronteiras do conhecimento em cada uma das três competências abaixo:
• Precisamos entender que o sonho é a primeira etapa do Planejamento Estratégico. Precisamos valorizar o intangível, o emocional, o desejo, o ilógico que muitas vezes é o que determina o rumo das empresas. Estratégia não é apenas macro-econometrica, racional, lógica. Grandes empresas que existem hoje como Natura, Embraer, Alpargatas foram fruto de líderes que sonharam de olhos abertos, acordados. Não nasceram grandes. Começaram pequenas, sonharam grande e cresceram rápido.
• Precisamos aprender que cliente não é responsabilidade apenas das áreas de marketing, vendas e comercial. É responsabilidade de todos, do porteiro ao presidente. Isso implica na nossa responsabilidade de preparar todos para interagir com os clientes. Infelizmente, muitas empresas perdem clientes porque as áreas de contabilidade, logística, jurídico, produção etc. 
Não foram preparadas para isso. Por isso criei em 1998 o termo clientividade. Criei uma palavra que não existe porque queria ir além do marketing. Muito além. Clientividade trata de atitudes e posturas. Vai muito além dos 4 Ps do Philip Kotler que fala de produto, preço, promoção e place, mas esqueceu do mais importante, do cliente, que deveria estar no centro do modelo. A clientividade fala do intangível, invisível, daquilo que o freguês não pega, nem vê, mas sente: atitudes!
• A terceira diz respeito à necessidade de expandirmos a fronteira do conhecimento sobre liderança. Infelizmente, estamos formando líderes para uma realidade que já não existe mais. Se desejamos construir famílias mais felizes, empresas mais saudáveis e comunidades mais solidárias, precisamos mudar a forma de pensar a liderança, que não é sinônimo de carisma, nem de cargo ou posição social. Liderança não é coisa de uns poucos privilegiados, visionários. Liderança não é coisa de salvadores de empresas nem de salvadores da pátria.
Precisamos de líderes que não se contentam em formar seguidores, formam outros líderes. Não ficam felizes em fazer apenas o combinado, surpreendem pelos resultados. Não se conformam em oferecer empregos, oferecem causas. E não inspiram apenas pelo carisma, mas pelos valores.
E agora, leitor? Pense nas sístoles e diástoles de seu coração e liste quais as competências que você precisa integrar e as que você deve expandir para ampliar suas fronteiras como profissional.
César Souza (Presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos, além de autor e palestrante. Texto baseado no seu novo livro Cartas a um Jovem Líder. Para saber mais, visite www.cartasaumjovemlider.com.br )

HSM Online


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Video Motivacional Sinergia

Esse vídeo retrata bem como deveríamos trabalhar em Sinergia.


Passei para toda a minha equipe, eles gostaram!




terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dicas de Livros - 2º - A Quinta Disciplina


           As pessoas que possuem um alto nível de domínio pessoal compartilham varias características básicas. Elas têm um senso de propósito especial que esta por trás das suas visões e metas. Para elas, uma visão é um chamado, não apenas uma boa idéia. Elas vêem a “realidade atual” como uma aliada, não como uma inimiga. Elas aprenderam a perceber e trabalhar com as forças da mudança, em vez de resistir a elas. São profundamente curiosas, continuamente comprometidas a ver a realidade de forma cada vez mais precisa. Sentem-se conectadas aos outros e a vida em si. No entanto, não sacrificam sua singularidade. Acreditam ser parte de um processo criativo maior, o qual pode ser influenciado, mas não pode ser controlado unilateralmente.
       As pessoas com alto nível de domínio pessoal vivem em um estado de aprendizagem continua. Elas nunca “chegam lá”. Às vezes, a linguagem, como o termo “domínio pessoal”, cria uma noção equivocada de definição, de branco no preto. No entanto, domínio pessoal não é algo que você possua. É um processo. É uma disciplina para a vida inteira. As pessoas com alto nível de domínio pessoal são profundamente conscientes de sua ignorância, de sua incompetência e de seus pontos a serem melhorados. E tem grande autoconfiança. Paradoxal? Só para aqueles que não vêem que “a jornada é a recompensa”.


Peter M. Senge

10 razões para adotar redes sociais nas empresas




Muitas empresas tem receio de utilizar redes sociais dentro das empresas alegando que haverá queda na produtividade de seus funcionários. Isso prova, como sempre, que as pessoas preocupam-se mais em identificar os problemas do que em enxergar as oportunidades presentes em certas decisões. Esse tipo de pensamento focado apenas no problema faz com que as empresas substimem a capacidade criativa, de mobilização e criatividade coletiva das pessoas dentro das empresas.

A realidade das empresas mudou. A competição é muito maior do que no século passado e isso faz com que a inovação seja a principalmente competência a ser desenvolvida pelas empresas. Inovação que deve vir de todos os lugares da empresa. A emrpresa deve buscar conhecimento onde quer que ele esteja, seja dentro ou fora da empresa. Alguns dizem que ela deve ser “chuveiro” (de cima para baixo), outros dizem que deve ser “bidê” (de baixo para cima), mas o importante é que ela seja do tipo “hidromassagem” (de todos os lados).

Mauro Segura, consultor da IBM, revelou o resultado de uma pesquisa que a própria IBM faz regularmente, chamada “CEO study - The enterprise of the future”. 

O estudo apontou 5 tendências:

- As empresas serão ávidas por mudança;
- Inovação de fora para dentro;
- Empresas globalmente integradas;
- Disruptivas por natureza;
- Pensam na sustentabilidade e no longo prazo;

Diante desse cenário, as empresas devem basear suas ações no desenvolvimento do seu capital intelectual a fim de criar uma cultura de inovação em que todos sintam que são livres para expor suas idéias. Para isso, é preciso dar voz as conversas existentes dentro das organizações. Nesse sentido, as redes sociais são ótimas ferramentas para criar esse ambiente de conversas dentro das empresas, pois ela aproxima as pessoas e facilita a conexão entre pessoas com interesses comuns e que poderiam compartilhar ideias.

Nesse sentido, Mauro apresenta as 10 razões para se adotar redes sociais dentro das empresas:

- Acesso rápido e fácil ao conhecimento: com as ferramentas atualmente existentes, é muito fácil criar um ambiente onde as pessoas possam discutir, apresentar suas idéias e registra-las para outras pessoas consultarem.

- O ser humano adora redes sociais: especialmente os brasileiros, uma vez que mais de 80% dos brasileiros, que se conectam a Internet, participam de algum tipo de rede social. Brasileiro gosta de conversar;

- A inovação aparece: o ambiente das redes sociais facilita o surgimento da diversidade de perspectivas e opiniões, condição essencial para surgimento da inovação;

- Quebra da barreira geográfica: você pode conversar com qualquer pessoa independente da localização geográfica em que ela esteja;

- Quebra da barreira hierarquia: talvez seja esse o maior temor de quem está no comando das empresas. Não existem escadinhas que deve ser escaladas para que as informações e as opiniões cheguem ao alto escalão da empresa. Isso é irreversível e incontrolável;

- Comunicação direta sem intermediários: comunicação sem filtros. Não existe mais aquela de que “Quem conta um conto aumenta um ponto”;

- Identidade pessoal: nas redes sociais, você tem a oportunidade de mostrar quem você é. Você pode expressar suas opiniões e suas crenças;

- Referências: é uma oportunidade de criar um grande conjunto de referências para posteriores consultas;

- Política de portas abertas: deixe a comunicação fluir livremente e você se surpreenderá com a capacidade de criar coletivamente de seus funcionários;

- Tecnologia simples e fácil: não é preciso ser um expert em tecnologia ou em construção de sites para você montar sua rede social. Existem ferramentas que auxiliam qualquer pessoa na criação de um blog, por exemplo.

Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras. Aliás, Mauro apresentou o resultado de um estudo da universidade de Melbourne de que funcionários que utilizam redes sociais são 9% mais produtivos do que aqueles que não usam.
Com certeza, no século XXI o valor está no intangível.

Este texto foi publicado, originalmente, no Blog da HSM. Para ler este e outros post, clique aqui: http://hsm.updateordie.com/.
HSM Online

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dicas de Livros - 1º Paixão Por Vencer


RESUMO-PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PAIXÃO POR VENCER

JACK WELCH E SUSAN WELCH

1. Tenha avaliações certificando-se que as pessoas certas estão nos lugares certos;
2. Escopo = ter coragem de tomar decisões difíceis/impopulares – tipo sim/não;
3. Você como chefe não é a fonte de todos os conhecimentos;
4. Comemore! Os líderes sempre comemoram suas vitórias;
5. Como líder, antes seu trabalho era você mesmo, agora são os outros;
6. Faça todos os tipos de pergunta, questione sempre;
7.Nunca desista quando as coisas não estão a seu favor;
8. O equilíbrio trabalho-vida é uma troca, um acordo que você faz consigo mesmo
sobre o que você preserva e o que você dispensa;
9. Custo, qualidade e serviço – as 3 principais armas da competição;
10.A maneira mais confiável de sabotar a si mesmo é ser um espinho no rabo da
empresa;
11.Em algumas empresas, durante o resto de sua carreira, seu nome será sempre
associado com o ótimo desempenho e sucesso, isso se você os tiver conquistado;
12.Você sempre ansiará por mais autonomia. A melhor jogada é conquistá-la
por merecimento;
13.Estratégia significa fazer escolhas claras de como competir, tenha o foco bem
definido;
14.Os verdadeiros agentes de mudança representam menos de 10% de todas as pessoas de negócios. Elas têm coragem – um certo destemor em relação ao desconhecido;
15.Modelo 4E e 1P: Energia Positiva – Energização – Estofo – Execução – Paixão;
16.No negócio, diferencie e saiba tratar as pessoas em 3 categorias em termos de
desempenho: 20% superiores, 70% intermediários e 10% inferiores.
17.Você não é líder para ganhar um concurso de popularidade e sim para liderar

domingo, 19 de dezembro de 2010

Frases do último Fórum HSM

Em 2011 tem mais!



Jim Collins:


“Quanto maior o sucesso, mais aterrorizados ficam os executivos, porque o fracasso sempre pode bater a nossa porta”


“As empresas parecem saudáveis por fora, com uma imagem de robustez e crescimento, mas já tem dentro delas uma doença, que se detectada precocemente pode ser curada”


“Não dá para criar uma empresa duradora se tudo gira ao seu redor de líderes isolados que acreditam que toda a base do sucesso de uma organização se deve a ele.”


“O grande sucesso dos CEOs que lideraram empresas duradouras não se deve a boas intenções, personalidade ou carisma”


“O crescimento sem disciplina pode liquidar uma empresa. A questão não é como crescer, mas como crescer com disciplina”


“Se uma organização permite que o crescimento supere a capacidade de ter as pessoas corretas, nos cargos adequados, isto é um indício de que está a caminho do declínio. O problema não é o crescimento, mas ter gente suficiente para executar o crescimento de forma brilhante”


“Não existe um grande segredo para motivação. As pessoas certas nos lugares certos são auto-motivadas por natureza. O problema é como não destruir esta motivação”


“O maior erro na liderança é oferecer esperanças falsas que serão destruídas pelos fatos”


“90% dos presidentes das empresas que se mantiveram no sucesso vieram de dentro da própria companhia. A busca de “um salvador externo heróico” é uma medida indisciplinada.  Isto porque a grandeza não acontece da noite para o dia com um único evento”


“Ninguém consegue competir quando só o dinheiro é a medida do sucesso”


Francis Gouilart:


“Conforme avançam as possibilidades tecnológicas de interação eletrônica, aumenta também a atuação social das pessoas.”


“O Marketing tradicional vê o cliente como alguém passivo, em que a empresa cria o valor e coloca à venda”


“Se as empresas não conseguem mais atingir o cerne do desejo de consumo de seus clientes, a solução é a o engajamento, ou seja, o convite para que os consumidores efetivos ou em potencial tomem partido do processo criativo.”


“Na melhor das hipóteses, as companhias vão controlar apenas metade da experiência. O papel dessas corporações passa a ser, portanto, o de tentar não congelar, enrijecer a experiência dos clientes. É deixar que cada um desenhe e altere sua experiência conforme seu desejo”


David Ulrich:


“Lideranca é converter expectativas de clientes e investidores em ações dos funcionários através de comportamento de liderança.”


“Quando líderes criam significado nas empresas para seus funcionários, o engajamento e a identificação com a empresa aumentam”


“Seus funcionários precisam de oportunidades para aprender e crescer.”


“Faça com que seus funcionários entendam a proposta de valor de suas empresas.”


“Gerir talentos trata-se de fazer coaching, comunicar, desenvolver competências e construir comprometimento”


“Contar história conecta o futuro com a razão de existência e o propósito da sua empresa.”


“Estrategista articula o que o futuro vai trazer. Ele estabelece ponto de vista no futuro. Pense e age com cliente no centro e cria tracão estratégica”


“Enquanto líderes, temos que desenvolver nossas habilidades pessoais.”


“DNA do código da liderança: Estrategista, gerir talentos, desenvolvedor de competências das pessoas, executor e competência pessoal de liderança”


“Marca não é só produto, mas também o significado que ela transmite.”


“Marca de lideranca não se trata do que ela é, mas sim do que ela representa para as pessoas”


“A marca da liderança é integrar líderes celebridades, líderes competentes e sistemas de liderança.”


“Liderança é uma questão de criar valores para as pessoas. E quem determina que valores devem ser desenvolvidos é quem os recebe”


“Liderança é desenvolver seus pontos fortes que possibilitem desenvolver pontos fortes nas outras pessoas.”


“Liderança requer confiança na próxima geração de líderes.”


“O líder deve estar rodeado de pessoas mais talentosas que ele. Líderes precisam construir liderança.”


“Liderança é como lidamos com o capital social e organizacional das empresas.”


“Investidores estão comecando a prestar mais atenção nos aspectos intangíveis para fazer seus investimentos.”


“Brasil não é mais um mercado emergente, Ele já emergiu, é preciso agora desenvolver a liderança para essa realidade.”


Vijay Govindarajam:


“O pensamento estratégico é um novo olhar que pode redesenhar cenários equilibrados quando posicionados em consonância com os objetivos da organização”


“A principal falha dos executivos é enxergar a estratégia como concorrência e posicionamento no mercado e não como uma nova forma de vislumbrar o futuro.”


“Estratégia tem a ver com o modo com que você cria o futuro”


“Mudanças não lineares é que criam o futuro e transformam a economia e a sociedade.”


“Explorar mercados emergentes não pode ser feito olhando para o presente e sim olhando para o futuro, criando modelos de negócios inovadores”


“No Brasil 90% das pessoas não tem produtos voltados para suas necessidades. É preciso inovar para atingir esse mercado”


Gary Hamel:


“Se você quiser fazer a diferenca você tem que estar disposto a desafiar o tradicional e raciocínio convencional”


“É preciso construir estruturas tecnológicas e de gestão para facilitar o surgimento e o crescimento da inteligência coletiva”


“O que importa na Internet são suas contribuições e não a posição que você ocupa na hierarquia da sua empresa”


“Olhem a Internet como um modelo de criação de comunidades em torno de objetivos comuns”


“Liberdade e disciplina não são excludentes. Podem ser obtidos juntos.”


“Restringir pensamento estratégico apenas a pessoas que estão no topo da hierarquia é tornar capacidade de adaptabilidade de sua empresa refém de poucos”


“Dogmas e paradigmas são como papel de parede. Estão sempre lá, mas chega um tempo que ninguém mais os percebe, mas continuam lá”


“O que restringe a capacidade de inovar é o nosso modelo hierárquico de pensar.”


“Num mundo de aceleração, a adaptação depende da inovação. E você só inova se inspirar as pessoas diariamente.”


“Não copie os outros. Procurem ser diferenciados.”


“Não podemos resolver novos problemas com velhos principios.”


“Em última análise,são funcionários que geram riquezas para empresas.Trate bem seus funcionários e estará tratando bem seus clientes”


“Somente 38% das pessoas acham que seus gerentes são transparentes e abertos no diálogo.”


“Apenas 14% das pessoas estão engajadas nas empresas. 62% estão moderamente e 24% estão desengajadas”


“Problema dos modelos de gestão atuais é que eles buscam obter obediência, diligência e inteligência, mas não buscam paixão e a criatividade”


“Capacidades humanas que irão diferenciar empresas: pessoas com iniciativa, criatividade e com paixão. Criam valor na era da criação”


“Apple tem 4% do market share de telefonia móvel, mas tem 40% do faturamento mundial. Não precisa ser grande, precisa ser diferente”


“Na W. L. Gore todo o compromisso é feito de forma voluntária. Na W. L. Gore todo o compromisso é feito de forma voluntária.”


“Inovação deve ser um trabalho de todos e isso será fundamental nas próximas décadas. Tem que estar no DNA de suas empresas”


“Como podemos esperar que as pessoas sejam inovadoras se elas não foram treinadas e educadas para isso.”


“A única maneira de se lidar com a aceleração da mudança é facilitar a adaptabilidade nas empresas inovando na gestão”


“Na Google todos os projetos são compartilhados com todos.”


“A mudança destrói todas as barreiras criadas pelas empresas tradicionais”


“Equipes menores criam um maior senso de responsabilidade nas pessoas.”


“Google praticamente não tem gerência média. Um líder p/ cada 60 pessoas e equipes de 5 a 7 pessoas. Toda equipe tem uma Web Page”


“Google acredita em democratização da informacão e do conhecimento.”


“Google acredita que é preciso criar uma vantagem evolutiva ao invés de uma vantagem competitiva apenas em um determinado momento”


“Google tem modelo de gestão tão radical quanto seu modelo de negócios.Na Google qualquer pessoa pode criar estratégias inovadoras”


“Com a aceleração da mudança precisamos aumentar a velocidade com que mudamos internamente nas empresas.”


“Quase sempre é necessária crise para se gerar mudanca nos modelos de gestão nas empresas tradicionais. Exemplo maior: IBM em 1990 que mudou de uma empresa de produtos para uma empresa de serviços”


“Quase nunca as empresas tradicionais geram as mudancas. Somente os novos entrantes que criam mudanças disruptoras”


“Cloud computing é uma das tecnologias disruptoras dos modelos de gestão do século passado. Muda todos os paradigmas”


“O ritmo da mudança é exponencial. Isso é algo que não tem precedência na história.”


“Não podemos continuar utilizando os princípios do feudalismo e nem da fisica newtoniana nos modelos de gestão.”


“Precisamos de novas práticas de gestão. Precisamos urgentemente de novos princípios para a gestão.”


“Não estamos mais na era do conhecimento. Estamos na era da criação.”


“Gestão 1.0 foi criada para aumentar a produtividade pela replicabilidade de comportamento, onde as pessoas deviam agir como robôs”


“Inovacão na gestão tende a ganhar cada vez mais sua importância como vantagem competitiva”


“Muitas das vantagens competitivas obtidas no passado ocorreram porque houve inovação na gestão de suas empresas”


“Pouquíssimas empresas tem o seu modelo de gestão como vantagem competitiva. É preciso revolucionar os modelos de gestão”


“Grande parte do avanço da gestão ocorreu entre 1890 e 1980 antes do advento da Internet e, principalmente, antes das redes sociais”


“Gestão trata-se de criar as condiçoes e as estruturas necessárias para que as pessoas se realizem nas empresas”


“Nem sempre pensamos a gestão como uma invenção. Gestão é a tecnologia da potencializacão do ser-humano. É uma tecnologia social”


Philip Kotler:


“O Marketing está em movimento: Marketing 1.0 era centrado no produto; Marketing 2.0 é orientado ao cliente e o Marketing 3.0 é orientado para valores.”


“Mente -> coração -> Espírito. Essa é a essência da evolução do Marketing 1.0 para o Marketing 3.0″


“Criar um caso de amor com seus clientes acontece quando seus clientes passam a fazer eles mesmos a publicidade da sua marca”


“Criar vinculos com seus clientes, melhorar a vida dos mais pobres e criar sustentabilidade são as 3 missões do Marketing 3.0″


“É preciso tratar funcionários como você trata seus clientes, ou pelo menos deveria.”


“Clientes percebem quando discurso está desalinhado com a prática.Por essa razão é que é importante cuidar da integridade da marca”


“Toda empresa precisa ter pontos de diferença em relação aos seus concorrentes. Isso se chama proposta de valor”


“A marca é o motor do Marketing”


“Empresas ruims serão excluídas simplesmente pelos papos que rolam nas redes sociais”


“Segmentacão não é categorização dos clientes utilizando critérios como renda financeira. É identificar comunidades de comportamento”


“Para A.G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, marketing é funcão de todos na empresa, não só do departamento de marketing”


“Marketing 3.0 é ter consumidor participando do processo de criacão de produtos e serviços que eles mesmos irão consumir”


“Três forças da mudança: era da colaboração, paradoxo da globalizacão, era da criatividade”


“Marketing 3.0: tornar mundo um lugar melhor, valores humanos, criar uma causa, visão de futuro, valores emocionais e espirituais”


“Quando havia escassez, você tinha que buscar eficiência.Na era da abundância você precisa criar comunidades em volta da sua marca.”


“Conceito essencial do marketing: você está criando e promovendo valor para seus clientes e para o mundo?”


“O domínio da formatacão da marca não está mais na mão das empresas. Com aumento do poder das redes sociais,poder pertence aos clientes”


“É preciso ter uma nova visão para economia. É preciso enxerga-la como uma economia mais comportamental do que racional”


“Pessoal do departamento financeiro tem mentalidade muita estreita. Não conseguem ver necessidades futuras de clientes e da empresa”


“Quer atuar nas redes sociais? Contrate um nerd/geek. É preciso pessoas com mentalidade nova para estabelecer conversas”


“Objetivo máximo do Marketing é aumentar quantidade de empregos, é o inverso da tecnologia. Marketing promove esse equilíbrio com a TI”


“Publicidade é fazer com que o consumidor demande mais oferta do seu produto junto aos distribuidores”


“Marketing é a ciência de gerenciamento da demanda”


“Quando há escassez você não precisa de marketing, pois a demanda é natural. Marketing é importante porque estamos na era da abundância”

Fundação Dom Cabral é vista como a melhor escola de educação executiva da América Latina




Na instituição, o modelo de ensino é não ter modelo. Cada programa se adapta às necessidades da empresa.

A Fundação Dom Cabral (FDC) começou em Minas Gerais e hoje pode estar em qualquer lugar do planeta. Na FDC, o modelo de ensino é não ter modelo. Cada programa se adapta às necessidades da empresa. E este é um dos grandes destaques que fez com que a instituição fosse reconhecida como a melhor escola de educação executiva da América Latina e uma das melhores do mundo.

via @GloboNews